Se a ubiquidade do digital nas várias facetas da vida social exige competências elementares a utilizadores, esta exige competências específicas aos profissionais responsáveis pela produção e disponibilização dos conteúdos com que esses utilizadores interagem. O projeto Mu.SA propôs-se confirmar quais são, dentro dos profissionais do setor dos museus, essas competências específicas, organizando-as numa ótica profissional, em perfis laborais. Além desta identificação, o projeto procurou definir, criar e testar um percurso de aprendizagem de competências digitais para o setor.
Partindo de uma espinha dorsal, o projeto replicou, entre 2016 e 2020, as suas ações em Portugal, Itália e Grécia, visto que o seu objetivo era produzir resultados passíveis de implementação em quaisquer espaços da União Europeia. O cluster português compôs-se pela Mapa das Ideias, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e ICOM-Portugal, sendo que cada parceiro assumiu um papel específico ao nível nacional, ou como entidade formadora, ou como entidade da sociedade civil.
A pesquisa de competências, levada a cabo a partir dos resultados do projeto e-Cult Skills (no qual participaram o líder HOU e a Mapa das Ideias), identificou quatro perfis emergentes para os profissionais digitais no setor dos museus: Gestor da Estratégia Digital; Curador de Coleções Digitais; Programador de Experiências Interativas Digitais; e Gestor de Comunidades Online. Foi também desenvolvido um percurso de formação para cada um destes perfis, com um tronco comum de competências ministrado através de um MOOC, e 4 cursos de especialização, em blended learning (aprendizagem online e presencial) e aprendizagem em contexto de trabalho.
Resultaram do projeto, que formou mais de 5.000 profissionais Europeus no curso MOOC e quase uma centena de profissionais dos países do projeto nos quatro cursos de especialização, um rol de projetos de adaptação à era digital que contribuiu significativamente para o desempenho das suas organizações no final do projeto, que terminou na fase inicial da pandemia Covid-19. Em paralelo, o projeto produziu publicações diversas onde reflete sobre as dinâmicas da transição digital, colocando diversas realidade Europeias em diálogo.
Serviços
- Produção Editorial: Manuais Pedagógicos
- Formação: Ações de formação; Ações integradas, Seminários % Conferências, Formadores internacionais
Descubra mais sobre o Mu.Sa e os parceiros envolvidos: