Criar ao Ar Livre – mais um ano de experiências para contar!

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Estamos a fechar mais um Criar ao Ar Livre! Foram meses intensos e gratificantes com alunos e professores do 8.º ano do 3.º ciclo do Ensino Básico das escolas dos concelhos abrangidos pela Reserva Natural do Estuário do Sado: Setúbal, Palmela, Grândola e Alcácer do Sal. 

E foi precisamente na Reserva que os estudantes percorreram trilhos no meio da natureza com as mochilas às costas, o Caderno de Explorador e o mapa do território na mão. Pelo caminho, utilizaram diferentes instrumentos de observação, como lupas e binóculos, e exploraram diferentes materiais e técnicas de experimentação artística como a cianotipia (processo de impressão fotográfica), a escultura (com elementos recolhidos ao longo do percurso) e a ilustração científica (jogos de luz e sombra).

E como um dos grandes objetivos deste projeto de mediação é estimular alunos e docentes para práticas de preservação e salvaguarda do meio ambiente, este ano propusemos uma formação acreditada para os professores de todos os níveis de ensino e grupos de recrutamento, na Casa da Baía, em Setúbal, com coordenação e autoria da Arte Central. Partimos de uma abordagem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com vista à sensibilização para a sustentabilidade ambiental, despertando uma consciência crítica ao nível do comportamento individual. Seguimos pela experimentação, utilizando plantas e alimentos na confeção de aguarelas líquidas artesanais, promovendo o contacto e a relação com a natureza.

Neste contexto, o projeto Criar Ao Ar Livre, em 2023/2024 e à semelhança do ano letivo anterior, explorou eixos importantes como:

  1. Oficina na escola: atividade desenvolvida em espaço escolar. O seu ponto de partida foi a riqueza do ecossistema da Reserva Natural do Estuário do Sado e do seu património natural (e histórico) e a metodologia utilizada foi o jogo enquanto ferramenta pedagógica, quer na transmissão de conteúdos de forma eficaz e divertida, quer para a promoção da coesão entre pares. Neste sentido, foi criado o jogo de tabuleiro gigante “Quem come o quê?”, que tem por base as teias tróficas do estuário do Sado. 
  2. Oficina (re)Criar ao Ar Livre: atividade que aliou a observação da natureza, a educação ambiental e um projeto artístico coletivo, tendo como ponto de partida o Caderno de Explorador recebido na oficina na escola e a Maleta de Curiosidades.
  3. Oficina “Criar ao Ar Livre”:  Atividade multidisciplinar in situ, ao ar livre, que tem como ponto de partida o Caderno de Explorador (recebido na oficina na escola). Através de um mapa do território e com o recurso a diferentes instrumentos de observação, como lupas e binóculos, os alunos percorrem trilhos na natureza e exploram diferentes materiais de técnicas de experimentação artística, educação patrimonial e ambiental.
  4. Formação de docentes.

Boas férias e até breve!