Exposição “A Água e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”

+

A Mapa das Ideias, em parceria com A Reserva na Fábrica, concebeu a exposição itinerante “Água e os objetivos do desenvolvimento sustentável”, uma iniciativa do Museu da Água, que tem como objetivo relacionar a água com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e suas três dimensões – ambiental, económica e social.

Os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, desdobrados em 169 metas, foram aprovados pelos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas, entre os quais Portugal, e estão na base da Agenda para transformar o mundo até 2030, atuando em áreas de importância crítica para a humanidade e o planeta.

A água, e em particular a gestão adequada do ciclo urbano da água, ocupa nesta nova agenda um papel central e transversal a todos os objetivos. O acesso à água e ao saneamento não é só uma necessidade essencial, é um direito humano e contribui para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a erradicação da pobreza e a promoção do bem-estar económico, desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental.

A exposição foi desenhada para poder circular por várias escolas e entidades gratuitamente, tendo dois formatos à disposição, um composto por uma estrutura de 3 ilhas em pvc e a outra constituída por 9 roll-ups duplos, sendo que ambos os formatos estão disponíveis para cedência mediante marcação prévia para o Museu da Água. 

Através desta exposição, é possível conhecer melhor a relação da água com os objetivos do desenvolvimento sustentável, através das seguintes temáticas: Erradicação da pobreza; Fome zero e a agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de género; Água limpa e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho digno e crescimento económico; Inovação em infraestruturas; Redução das desigualdades; Cidadania e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação.

A exposição já circulou por algumas escolas secundárias da Grande Lisboa e esteve patente ao público em várias ocasiões como: “O Valor da Água”, promovido pela Águas de Portugal em novembro de 2019, nas XXVI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental promovidas pela ASPEA em março de 2020, e no Encontro Nacional da Ordem dos Psicólogos em Lisboa.