Exposição “Fogo Frio: Prevenir o Incêndio com Fogo”

Fogo Frio é uma exposição-jogo sobre PREVENÇÃO. Concebida para ser interativa, transportável e exibida em diversos locais, esta exposição pretende demonstrar que queimar a vegetação durante o inverno pode ser benéfico para diminuir a intensidade dos incêndios, protegendo as nossas florestas e casas dos incêndios no verão. Queimas, queimadas e renovação de pastagens são práticas tradicionais e sustentáveis, bem conhecidas dos agricultores, que podem ser amigas do ambiente, mas que envolvem riscos consideráveis se forem mal conduzidas. Às práticas tradicionais alia-se a ciência com profissionais especialistas em floresta e fogo, criando a prática de fogo controlado. 

Em Portugal, os incêndios são recorrentes, como é natural no mediterrâneo com invernos chuvosos e verões secos. Porém, anos muito secos, com ondas de calor e muito vento podem levar a eventos catastróficos. Torna-se, assim, imprescindível prevenir. 

No Fogo Frio, uma ciência ao serviço da prevenção de incêndios, procura-se — com o apoio da mais atualizada ciência na área — partilhar e explorar o comportamento do fogo, a influência da vegetação, da meteorologia e quais as regras de segurança para que a prática seja realizada com o máximo de segurança, tendo como contexto as alterações climáticas.

Fogo Frio aborda também as várias utilizações tradicionais do fogo como as queimas dos restos de vegetação, as queimadas de agricultores e pastores bem como a técnica profissional do fogo controlado. Qualquer uma destas utilizações do fogo pode ser muito eficaz, mas envolve alguns riscos se não forem bem executadas. Planear, olhar para a meteorologia, perceber o comportamento do fogo, aplicar as regras de segurança são algumas das atividades a explorar nesta visita. Desafiamos o visitante a planear uma paisagem que esteja mais protegida dos incêndios rurais e a conhecer quais as causas de incêndio nos vários distritos.

A Mapa das Ideias trabalhou em parceria com o Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” do Instituto Superior de Agronomia e FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia” da Universidade de Lisboa como Consultora Externa na criação de conteúdos, design e produção da exposição Fogo Frio, um projeto entregue em Outubro de 2022 e ainda em itinerância em Portugal continental.