As alterações climáticas constituem uma problemática definidora do nosso tempo e encontramo-nos num momento decisivo. Desde a mudança nos padrões climáticos, que ameaçam a produção de alimentos, até à subida do nível do mar, que aumenta o risco de inundações catastróficas, os impactos das alterações climáticas são globais e sem precedentes. Se não adotarmos medidas drásticas, que levem à adoção de comportamentos sustentáveis, a adaptação a estes impactos no futuro será uma tarefa bem mais complexa e difícil a nível ambiental, social e económico.
Neste sentido, foi criado o jogo de tabuleiro colaborativo Riscos: Aprender e Evitar – em grande formato e desenvolvido no âmbito do projeto “Comunicação e Sensibilização em Cenários de Risco Associados às Alterações Climáticas”, com financiamento aprovado no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com o número POSEUR-02-1708-FC-000049.
Com este jogo cooperativo pretende-se, por um lado, alertar os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico para esta realidade urgente das alterações climáticas – com principal enfoque no concelho de Setúbal – e, por outro, consciencializá-los e sensibilizá-los para a adoção de medidas de prevenção e de autoproteção.
Neste jogo não existem adversários; os jogadores formam uma só equipa, cooperam entre si e têm de completar um percurso para ganhar. O seu formato e abordagem dos conteúdos permitem dois níveis de jogo: o nível 1 destina-se ao 1.º Ciclo do Ensino do Básico e o nível 2 aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, adequando-se às competências e motivações destes dois grupos etários específicos.
O jogo tem ainda associado um Roteiro para o Professor, uma ferramenta de apoio para o docente na preparação do tema do jogo, e que reúne as regras de utilização do jogo, propostas de atividades transdisciplinares sobre alterações climáticas, adaptadas a cada nível de ensino, fontes de documentação e bibliografia.
A finalidade é que os alunos usufruam de momentos únicos, que aliam a diversão à aprendizagem e partilha de conhecimento, e que sensibilizem e estimulem a discussão sobre um dos maiores problemas contemporâneos.