O Mundo de Gaspar Frutuoso

Livro pedagógico para professores 

2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

A Fundação Gaspar Frutuoso tem como objetivo levar o conhecimento à comunidade onde está inserida.

Por essa razão, por ocasião das comemorações dos 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso, foi considerado importante produzir e editar um livro pedagógico que abordasse a vida e obra do humanista açoriano, estruturado em torno da sua obra seminal Saudades da Terra.

O manuscrito, escrito entre 1586 e 1590, dividido em seis volumes, é fruto das observações do autor, constituindo-se numa detalhada descrição dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, para além de múltiplas referências a Cabo Verde e outras regiões atlânticas.

Encerra o mais importante repositório de informações sobre a geografia, história, vida, usos e costumes, genealogia, toponímia, fauna, flora dos arquipélagos atlânticos no limiar do século XVII, o que firma o seu autor como um personagem humanista típico da Renascença: enciclopédico, literato, artista e músico, observador dos fenómenos naturais, preocupado com experimentações alquímicas e especulando com acerto nos domínios da geologia, da biologia, da mineralogia e da petrografia.

O livro pedagógico O Mundo de Gaspar Frutuoso é dirigido aos professores e alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, com o objetivo de descobrir o homem – o humanista, o naturalista, o vulcanólogo – e a obra Saudades da Terra. Está organizado em três partes:

  • A primeira apresenta informação relativa ao autor, Gaspar Frutuoso, ao seu percurso e à sua obra, Saudades da Terra;
  • A segunda disponibiliza 12 propostas de atividade transdisciplinares, ou seja, que podem ser realizadas em diferentes contextos disciplinares. Estão organizadas da seguinte forma: um guião com informação para o(a) docente relativa à atividade proposta; uma atividade, preparada para ser impressa e disponibilizada, de forma individual, a cada aluno.
  • A terceira e última parte é uma compilação de recursos: para ler, para explorar e para visitar; e uma cronologia comparada (Gaspar Frutuoso – Portugal – Mundo).

Espera-se, com este livro pedagógico, promover o conhecimento, a visibilidade e o contributo deste importante autor do Renascimento e da sua obra ímpar, por um lado, e sublinhar a importância e riqueza do património natural e histórico do arquipélago dos Açores.

Descubra a equipa que idealizou este projeto: https://www.youtube.com/watch?v=Bi8w-llb8YA