A Mapa das Ideias foi contratada pela Universidade do Porto como Consultora Externa para a reformulação da Loja da Universidade do Porto.
Duração do projeto: junho 2021 a novembro de 2022
Premissas do cliente
Mote principal da Loja: LIFE EVERYWHERE
Intenção: transformar a loja, atualmente com uma oferta generalista numa lógica de souvenir, num espaço representativo da Universidade e dos seus polos científicos e culturais. Criar uma loja que potencie, tanto pelo espaço como pela oferta de produtos, uma experiência única de deslumbramento.
Palavras-chave: sustentabilidade, originalidade, envolvência, narrativa, experiência do visitante, rentabilidade.Alterações físicas: ampliação do espaço de uma sala para duas salas, com uma zona intermédia. Renovação total dos revestimentos, mobiliário e iluminação. Aplicação de um planetário mecânico no teto da segunda sala. Zona intermédia inspirada nos Cabinet de Curiosité, com vitrine fechada e sofá –zona de lounge. Projeto desenvolvido pelo atelier de arquitetura Luís Carvalho.
Áreas de Intervenção/Consultoria da MI:
Análise Financeira – diagnóstico e propostas
Análise de Stock – diagnóstico e propostas
Análise de Fornecedores – diagnóstico e propostas
Estratégias de Posicionamento da Loja – públicos-alvo vs coleções vs oferta de merchandising
Proposta de redefinição da Missão da Loja
Acompanhamento da obra e intervenções no espaço (funcionalidades dos pontos de atendimento, funcionalidades das áreas expositivas e das áreas de armazenamento de stocks, acessórios necessários para o display dos produtos, iluminação, decoração);
Formação da equipa da loja – atendimento, storytelling, marcação das peças, definição de preços e análise de rentabilidade, gestão de stocks, reposições, relação com fornecedores, relação com designers, desenvolvimento de novos produtos)
Desenvolvimento de merchandising em parceria com designers e fornecedores, incluindo: definição das coleções-chave das diversas temáticas da UP (uP, Faculdades, Pólos Culturais), levantamento e seleção de artigos a desenvolver para cada coleção, levantamento de fornecedores e consulta de valores, análise financeira, orçamentação a cliente, revisão de conteúdos com equipas científicas de cada coleção, traduções, acompanhamento da produção e receção de artigos;
Criação do conceito de In Display – distribuição dos artigos por ilhas temáticas, que constituam um storytelling intuitivo e criem uma narrativa na loja;
Criação de etiquetas de Escala de Sustentabilidade para os artigos – pirâmide de prioridades na seleção de fornecedores: locais/ nacionais/ europeus, pela lógica de redução da pegada ecológica no transporte das peças, e no cumprimento das regras de sustentabilidade ambiental e social na sua produção
Acompanhamento pós-inauguração;
Acompanhamento na criação da loja online – integração do site, reformulação de categorias, reformulação da comunicação e ligação com redes sociais.