Loja do MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto

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O MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto encontra-se em pleno centro histórico, na rua das Flores, no edifício que foi sede da instituição a partir de meados do século XVI até ao ano de 2013.

Ao longo dos séculos, o edifício sofreu várias alterações, sendo a mais recente a sua adaptação para funções museológicas.

O Museu apresenta-se com o duplo objetivo de dar a conhecer a história da Santa Casa da Misericórdia do Porto e os seus propósitos institucionais, bem como divulgar as suas coleções de arte, através da disponibilização de um conjunto de recursos que traduzem a memória e a identidade desta organização, projetando-a para o futuro.

O percurso museológico integra a Igreja da Misericórdia, construção do século XVI que recebeu uma grande intervenção no século XVIII protagonizada por Nicolau Nasoni, e a Galeria dos Benfeitores, exemplar da arquitetura do ferro e vidro da cidade.»

A Mapa das Ideias assinou contrato de prestação de serviços na área de Merchandising Cultural e Consultoria Externa para desenvolvimento de conceito de loja. O Proposto:

– criar um conceito de loja exclusivo e diferenciador, que respeite a missão e espólio do museu, bem como toda a temática relacionada com o contexto em que o museu se insere.

– modelo de parceria – fornecedor exclusivo: A Mapa das Ideias será fornecedora exclusiva de todo o merchandising para a loja do MMIPO, desenvolvendo coleções únicas, que colocará na loja em regime de consignação, com apuramentos de vendas mensais.

Todos os artigos são propriedade da Mapa das Ideias até ao momento da sua venda, devendo o MMIPO assegurar a sua conservação e devolução, caso não venham a ser vendidos num período máximo de 1 ano.

A margem de lucro, retirado o iva ao PVP, será de 15% para o MMIPO, podendo haver pontualmente descontos adicionais, variáveis consoante o volume de vendas de cada artigo, com base na relação comercial que a Mapa das Ideias mantém com os seus fornecedores.

Acordo:

Os recursos humanos, o sistema de faturação, o packaging da loja e toda a atividade e gestão do espaço devem manter-se os existentes, afetos diretamente ao MMIPO. 

Todos os artigos que utilizem imagens do museu serão previamente enviados à consideração da Direção do MMIPO, para aprovação, e não serão comercializados em mais nenhum outro local, excepto se assim as partes acordarem.

Todos os artigos serão enviados para o MMIPO já devidamente etiquetados e alarmados, com referência, código de barras e preço de venda ao público, prontos a expor. 

A MI responsabiliza-se pelas reposições e desenvolvimento de novos artigos.

A Mapa das Ideias assegura a formação da equipa do museu afeta à loja, a saber:

– técnicas de venda e de interação com os visitantes;

– conhecimento de todos os artigos em venda – origem, contexto, materiais, autores;

– técnicas de exposição dos artigos, seguindo um modelo pré-definido de comunicação da loja e layout expositivo;

– receção do material, gestão de stocks, reposições diárias, reports de vendas, inventários.

A Mapa das Ideias assegura visitas periódicas à loja para apoio à equipa e reajustes necessários à exposição do merchandising, bem como ajustes ao stock, após análises de vendas.

O alargamento do espaço de ocupação 

Para o sucesso de vendas da loja, considerámos necessárias algumas alterações ao espaço da loja, propondo um novo layout embora mantendo o mobiliário existente, mas as mudanças efetuadas foram, até à data, residuais.