A Fortaleza de Sagres, monumento mais visitado a sul do Tejo, reabriu a Loja do Promontório em outubro de 2018, com um conceito renovado, em parceria com a empresa Mapa das Ideias.
Apostando numa visão clara da responsabilidade que uma loja de um espaço patrimonial tem, e da sua importância na continuidade da experiência cultural do visitante, a loja aporta uma narrativa histórica, científica, mas também atual, dando espaço às narrativas dos autores e artistas atuais. A conotação do objeto, enquanto potenciador de experiências culturais, enquanto peça única, e inserido no contexto de museu, terá um VALOR acrescido para o cliente final.
A loja direciona-se para a instituição e para os seus visitantes, pois sabemos quão importante é estender a experiência cultural e proporcionar a aquisição de objetos que funcionem como mementos da experiência.
Temáticas centrais da loja: HISTÓRIA E EXPANSÃO PORTUGUESA e PATRIMÓNIO NATURAL
Todos os objetos são escolhas intencionais dessas narrativas, bem como a distribuição dos mesmos na loja, em diferentes ambientes que permitem percecionar as diferentes zonas, com destaque para a zona de livraria especializada e a zona infanto-juvenil – ambos os espaços com zonas de conforto, para estar e desfrutar –tanto dos objetos como da paisagem envolvente. A entrada ficou intencionalmente desocupada de objetos para venda, dando espaço a uma intervenção artística que remete para a simbologia do próprio Promontório.
Prémio APOM 2019 – Melhor Merchandising de Museu