A 18 de novembro de 2014 a Mapa das Ideias abriu a Loja & Livraria do Museu de Marinha, sendo a primeira vez que a Comissão Cultural de Marinha/ Museu de Marinha abriu concurso público para a gestão externa da mesma (até então, gerida diretamente pelo museu, sem recursos humanos especializados nem para coordenação nem para desenvolvimento de coleções nem para atendimento – equipas rotativas).
Coube à Mapa (re)criar uma Loja física e uma loja online, que representasse o Museu de Marinha, o Planetário e a Fragata D. Fernando II e Glória (onde criámos também um ponto de venda)
A gestão da loja implicou:
– recrutamento e seleção de equipa com competências de vendas, domínio de línguas, conhecimentos de história, entendimento da missão do museu e da sua comunicação e experiência pelos objetos em loja (storytelling);
– aprendizagem sobre gestão de lojas e, em particular, lojas culturais;
– desenvolvimento de um modelo de negócios (consignações, compras firmes, gestão de stocks, inovação e diversificação da oferta, modelo de atendimento);
– levantamento de fornecedores e de conteúdos do museu (que acervos trabalhar);
– desenvolvimento de merchandising exclusivo e de merchandising relacionável;
– criação de livraria especializada nas temáticas que o museu aborda: somos o único ponto de venda das edições da CCM e da Academia de Marinha e construímos uma livraria especializada nos temas Navais (marinha de guerra, de recreio, mercante,…), de História (geral e de Portugal), Descobrimentos, Cartografia, Política e Estratégia, Viagens, Estudos Coloniais, Monografias, Astronomia, Edições raras, apostando também numa grande variedade de livros em inglês e francês, e em infanto-juvenis.
– criação de um website estritamente relacionado com as temáticas dos 3 pontos culturais (Museu, Fragata e Planetário) – lançado em 2018, só em 2020, durante o confinamento, conseguimos atingir os mil produtos no site, e que as vendas começassem a ter alguma expressão;
Comunicação:
– criação de um catálogo anual para Clientes Institucionais;
– criação do Cartão Cliente e de uma base de dados de individuais, empresas, operadores turísticos e institucionais (temos como clientes os Ministérios de Defesa, Negócios Estrangeiros, Economia, entre diversas estruturas ligadas às Forças Armadas);
– criação de uma newsletter (via Parrot Sender);
– criação de anúncios para as Revistas: Revista de Marinha e Revista Bordo Livre.
Estrutura da Loja:
Pensada para os diferentes públicos, sabendo que o perfil dos visitantes são maioritariamente grupos turísticos com mais de 60 anos e escolas, mas que também a Marinha e os Institucionais representam um forte cliente da loja;
Distribuída por ilhas temáticas, que vão da livraria aos artigos Premium, instrumentos náuticos, joalharia, relojoaria e porcelanas de marcas portuguesas de renome, artigos infanto juvenil de carácter didático, papelaria, produtos gourmet, gifts, têxteis exclusivos (lenços e gravatas, t-shirts e totebags), entre outros.
Sempre em renovação, procuramos novos autores, edições limitadas (serigrafias, relógios, livros) e merchandising que acompanhe as efemérides, como foram: 700 anos da Marinha, 500 anos da Circumnavegação de Magalhães, 100 Anos da Travessia Aérea, 400 Anos Fuzileiros, 200 anos da Independência do Brasil, exposição dos Vikings, entre outros).
Acompanhamos e estamos sempre presentes nos lançamentos de edições da Marinha, e sempre que o Museu solicite.
Descubra a Loja & Livraria do Museu de Marina https://www.lojadomuseudemarinha.pt/pt/?SID=1ujm3v9cttj7vp0cj2dn43od52
Descubra o catálogo 2024: