Merchandising exclusivo para a exposição «Loulé. Territórios, memórias, identidades»

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O Museu Nacional de Arqueologia, entidade recetora da exposição «Memórias. Territórios. Identidades» contactou a Mapa das Ideias para desenvolver uma coleção de merchandising referente à efeméride. O cliente final seria a Câmara Municipal de Loulé, para onde transitaria o merchandising após o término da exposição temporária, visto que parte do acervo exposto pertence à coleção do Museu Municipal de Loulé. As aprovações e reuniões foram com uma vasta equipa, tanto do MNA como do Museu de Loulé.

O acervo exposto era vasto tanto em termos cronológicos (desde fósseis com 220 milhões de anos a cerâmica do século XVIII) como histórico (presença islâmica, romana, …) e de tipologia (escultura, escrita, adornos,…). 

Das 500 peças expostas, selecionaram-se 20 peças que deram origem a 66 produtos de merchandising, dos quais foram aprovados 29, por restrições várias (questões económicas, questões de peças extra acervo, pertencentes a outras entidades, etc).

A Mapa das Ideias propôs um alinhamento das coleções de Merchandising que respeitasse e representasse os grandes períodos históricos presentes, não por cronologia, mas pelos seus enquadramentos temáticos. 

Optou-se por esta organização porque se pretendia que o merchandising representasse, mais do que cada peça individualmente, o contexto total da exposição, permitindo-se assim alguma liberdade criativa de cruzamento entre períodos.

A organização do catálogo foi, assim, dividida nos seguintes tópicos:

  1. Objetos esculpidos
  2. Escrita
  3. Cerâmica
  4. Moedas
  5. Mosaicos
  6. Ornamentos

O contacto com a Mapa foi feito já depois da exposição inaugurada, e as aprovações e cedência de imagens estendeu-se no tempo. No final, quando o merchandising foi entregue, faltava apenas um mês para a exposição terminar, o que impossibilitou uma avaliação de impacto e rentabilidade.