Digital Reality and Educational Activities in Museums
O projeto DREAM - Realidade Digital e Atividades Educativas em Museus tem como objetivo desenvolver uma metodologia inovadora para ajudar professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico a fortalecer as competências-chave de consciência e expressão digital e cultural dos alunos, trabalhando com museus e organizações culturais para criar “museatres”.
Estes palcos de realidade aumentada permitem que a visita se transforme numa “ performance de museatro”, um evento de edutenimento, facilmente produzido pelos próprios docentes.
Para além de participar em todas as tarefas do projeto, a Mapa das Ideias é responsável pelo Blended Learning Course, que visa capacitar os docentes nesta nova metodologia.
A tecnologia usada – Museater, foi desenvolvida por um dos parceiros, tendo sido já testada como protótipo nos EUA e em Itália. Aqui a tecnologia não substitui o mediador humano, pelo contrário, tem como objetivo reforçar a dimensão de storytelling. O próprio participante é integrado ativamente, acrescentando elementos. Desta forma, a plataforma DREAM Museater oferece um ambiente de aprendizagem digital e inovador aos alunos, a partir de uma metodologia dividida em duas fases.
Na primeira fase, os professores usam a plataforma para escrever uma história interativa relacionada às coleções do museu. Para criar o cenário digital também usando os recursos educativos abertos (REA) do museu. Parte dessas atividades envolve os alunos, permitindo-lhes desenvolver as suas competências digitais e explorando questões culturais de uma forma criativa e divertida.
Na segunda fase, os professores levam os alunos ao museu e encenam a história, interagindo em realidade aumentada com atores invisíveis e com cenários digitais, revelados por smartphones e tablets.