eSkills for Future Cultural Jobs
O Projeto de Competências eCult abordou a escassez de profissionais qualificados com qualificações em TIC no setor cultural. Analisou as necessidades do mercado, as formações existentes disponíveis para as diferentes competências, e definiu um padrão profissional nos países europeus participantes. Para tornar as qualificações e perfis mais comparáveis, fez referência às aptidões e competências identificadas de acordo com os Quadros Europeus EQF / e-CF. Como consequência, o emprego de profissionais da cultura e a sua mobilidade na Europa foram reforçados.
Os novos desafios nas profissões do setor da Cultura exigem novas iniciativas, flexibilidade e adaptabilidade. As políticas de desenvolvimento da indústria cultural precisam de colocar os objetivos estratégicos num contexto mais amplo, procurando a melhoria da qualidade de serviço que reforçará a força de trabalho existente e, eventualmente, atrairá os jovens para a profissão.
O objetivo do projeto eCult Skills foi transferir os resultados de projetos anteriores e adaptar a metodologia para eCultural ITC Jobs para definir um modelo de perfil de referência.
O projeto levou à criação de perfis de competências comparáveis para estas profissões do futuro, de modo a apoiar o mercado de trabalho europeu e, assim, a empregabilidade dos profissionais, contribuindo ao mesmo tempo para um dos maiores desafios da Europa 2020. Este projeto serviu de base para o projeto Mu.SA.