Museum Sector Alliance
O projeto “Mu.SA: Museum Sector Alliance” foi financiado pelo programa Europeu Erasmus+ / Alianças de Competências Setoriais. Pretendeu abordar a crescente desconexão entre a formação e educação não formal e o mundo laboral, devido à emergência de novos papéis profissionais, decorrente do ritmo acelerado de adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC/ICT) no setor dos museus.
O Mu.SA aborda diretamente a escassez de competências digitais e transferíveis identificadas no setor dos museus, da forma como estas foram explicitamente registadas durante a fase de análise do projeto eCult Skills, financiado no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (2013-15).
Foi coordenado pela Hellenic Open University (HOU), Grécia, em parceria com a Mapa das Ideias (Portugal) e com a participação de especialistas do ICOM Portugal e da Universidade do Porto, Portugal, e ainda oito parceiros de Itália, Grécia e Bélgica: Melting Pro Learning (Itália), Link Campus University (Itália), National Organisation for the Certification of Qualifications and Vocational Guidance (Grécia), Symbola -Foundation for Italian Qualities (Itália), The Institute of Vocational Training AKMI (Grécia), Istituto per I Beni Artistici Culturali e Naturali della Regione Emilia Romagna (Itália), ICOM Grécia e Culture Action Europe (Bélgica). http://www.project-musa.eu
Enfim, o projeto Mu.SA apoia o contínuo desenvolvimento profissional dos profissionais de museus.
Os resultados do projeto beneficiarão diretamente os profissionais dos museus e os desempregados no setor cultural, bem como os próprios museus. Indiretamente, o projeto irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida do público geral, capacitando os museus para a oferta de experiências culturais melhoradas.
O projeto gerou uma multiplicidade de produtos diversos, impressos e online – tangíveis e intangíveis, incluindo relatórios, metodologias e políticas, currículos de EFP, padrões europeus, conteúdos e ferramentas digitais, cursos, publicações, eventos e comunidades. Mais especificamente:
• Relatórios. Relatório sobre a oferta e procura de formação de competências do Setor dos Museus, ao nível nacional (para 3 países participantes) e ao nível europeu. Perfis profissionais emergentes para profissionais de museus, relatórios de avaliação, plano de exploração com lista dos principais resultados e possíveis caminhos de aproveitamento;
• Metodologias e políticas. Metodologia e manuais baseados em resultados de aprendizagem e princípios de educação de adultos para o desenvolvimento de currículos EFP de alta qualidade no setor dos museus, novas abordagens à educação e desenvolvimento de competências que capitalizam o potencial completo de vários cenários de aprendizagem, procedimentos para validar a aprendizagem não-formal, informal e prévia no setor dos museus, políticas para mapeamento de currículos EFP para o QEQ e os QNQ dos países participantes;
• Padrões. Aplicação do ECVET para facilitar o reconhecimento da formação e mobilidade, garantia de qualidade no currículo de EFP utilizando o EQAVET, contributo para um padrão europeu de resultados de aprendizagem e para a ESCO, adoção do eCF, mapeamento de currículos EFP para o QEQ e QNQ dos países participantes;
• Currículos EFP. Currículos modulares de EFP, baseados em competências para os perfis de funções profissionais;
• Conteúdos digitais. Recursos Educacionais Abertos digitais para suporte da aquisição de mais de trinta competências digitais, tais como o desenvolvimento de aplicações, integração de componentes, teste, desenvolvimento de soluções, assim como competências transversais tais como inovação, comunicação, empreendedorismo, apoio ao utilizador, desenvolvimento de planos de negócio, planeamento de produção, etc.;
• Cursos. Um MOOC para a aquisição de competências básicas dos perfis profissionais será disponibilizado para todos os profissionais de museus na Europa e globalmente, e um Curso de Especialização incluindo ensino eletrónico, sessões presenciais e uma fase de aprendizagem em contexto de trabalho;
• Atualização de mais de 700 profissionais de museus inscritos no MOOC e, pelo menos, de 75 profissionais de museus participantes no Curso de Especialização;
• Ferramentas online. Plataforma online de formação e colaboração, que estimule a partilha e transferência de conhecimentos, experiências e melhores práticas, e suporte uma comunidade para além do projeto;
• Materiais de disseminação em todas as principais línguas Europeias, o website do projeto, publicações científicas, livros brancos e um livro que resuma os resultados do projeto;
• Uma conferência Europeia (pelo menos 100 participantes) para manter o diálogo entre as partes interessadas do setor dos museus no que se refere aos perfis profissionais emergentes, à escassez de competências, necessidades formativas, empregabilidade, etc; sensibilização, promoção e eventos de exploração em todos os países participantes (total de 300 participantes por país);
• Alianças setoriais nacionais, incluindo formandos, museus, organizações EFP e outras partes interessadas e comunidades de prática, para garantir a sustentabilidade dos resultados para além do ciclo de vida do projeto.