A Fortaleza de Sagres, monumento mais visitado a sul do Tejo, reabriu a Loja do Promontório em outubro de 2018, …
A Mapa das Ideias dedica-se há mais de uma década à criação, desenvolvimento e gestão de conceitos de retalho cultural, apostando na transformação da experiência comercial em novas oportunidades de construir relações duradouras entre as instituições e os seus públicos.
Acreditamos que uma loja num contexto patrimonial e artístico, p.ex num museu, tem um enorme potencial de experiência para os visitantes – um potencial demasiadas vezes ignorado.
Esta interação é muitas vezes a conclusão de uma experiência que se materializa na compra de objetos repletos de memórias e histórias, representando uma forte ligação emocional e simbólica.
Em espaços construídos em torno do carácter único das suas coleções, do seu contexto patrimonial, etnográfico, artístico e histórico, é naturalmente exigido um maior rigor na criação do merchandising.
Um rigor que se deve estender a exigentes critérios de sustentabilidade ambiental, económica e social, com uma especial atenção ao ciclo de desenvolvimento dos produtos existentes nestes espaços comerciais.