Primeira sessão pública do piloto MEMEX

+

A Mapa das Ideias, em parceria com a Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, realizou no passado dia 30 de novembro uma sessão de apresentação do projeto MEMEX junto da comunidade imigrante da Área Metropolitana de Lisboa.

Esta foi a primeira sessão pública do projeto MEMEX em Portugal depois do estudo realizado em Fevereiro com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flôr no âmbito do trabalho de campo para o preparação deste piloto.

O projeto MEMEX tem como ambição promover o acesso inclusivo ao património cultural recorrendo a tecnologias digitais colaborativas, fazendo uso de inovações em realidade aumentada e geolocalização. O projeto irá testar a sua metodologia em três cidades europeias: Lisboa, Paris e Barcelona.

O piloto de Lisboa terá como objetivo potenciar a criação de leituras sobre o património cultural da cidade a partir do olhar dos participantes, imigrantes a residir na Área Metropolitana. Este piloto compreende cinco atividades, começando pela análise da situação cultural e social dos participantes, no âmbito da qual se inscreve a sessão de apresentação e disseminação do inquérito patrimonial. A sessão, realizada virtualmente, contou com vários participantes originários do espaço lusófono, incluindo Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Para mais informação sobre o projeto MEMEX, sobre a participação da Mapa das Ideias e sobre a Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, consulte o website do projeto, e o website deste nosso parceiro.