Adeste+

+

O projeto Adeste+ dá continuidade a uma cadeia de iniciativas transnacionais e de um consórcio crescente de parceiros que geram e experimentam respostas aos desafios da relação entre as instituições culturais e os públicos da cultura. No projeto de quatro anos, quinze parceiros em sete países europeus juntaram-se para pensar em como ajudar as organizações da cultura a centrarem-se nos seus públicos. Para isso, o consórcio estabeleceu três frentes de ação, uma experimental, protagonizada por museus, teatros e centros multidisciplinares, outra consultiva, levada a cabo por entidades prestadoras de serviço ao setor cultural, e outra política, assumida por fundações e outros parceiros capazes de disseminar as aprendizagens do projeto entre aqueles que desenham os orçamentos e orientam os esforços das instituições.

No seu cerne o projeto quis intervir na dinâmica organizacional dos agentes culturais, guiando equipas multidisciplinares a desenhar colaborativamente programas para reforçar públicos existentes ou conquistar novos púbicos. Partindo de aprendizagens anteriores, os modelos de trabalho tentados ambicionaram intervir nas organizações em profundidade, pretendendo integrar os contributos das lideranças com os dos quadros operacionais e técnicos. A metodologia ACED (Audience Centered Experience Design), desenvolvida para estabelecer uma coerência procedimental, foi então testada nos parceiros artísticos do projeto. Esta experimentação deu origem a vários projetos piloto de desenvolvimento de públicos, e importantes reflexões acerca da metodologia. Procurava-se encontrar o esqueleto dos processos de adaptação das grandes entidades da criação e programação cultural. No lugar de ossadas conexas, descobriu-se uma manta de retalhos. 

Um programa em cascata acompanhou os meandros deste processo. Tinha como propósito “salpicar” outras organizações e atores do setor cultural com as técnicas de desenvolvimento de públicos. Este programa foi conseguido pela realização de três conferências europeias que ofereciam uma perspetiva curada sobre o tema, acompanhadas de três escolas de verão em que os participantes podiam desenhar e desenvolver os seus próprios projetos de centralização da ação institucional nos seus públicos. A par destas, uma segunda ronda de aplicação da metodologia ACED a organizações de fora do consórcio, e webinars de apresentação da metodologia, consolidaram as ferramentas que o projeto coloca ao dispor dos profissionais. 

Serviços 

  • Produção editorial: Manuais pedagógicos
  • Gestão cultural: Estudos de públicos; Análise de impactos; Gestão da Mudança
  • Formação: Ações com formação; Seminários & Conferências; Oradores Internacionais
  • Consultoria: Inovação & Prototipagem

Descubra este projeto e os seus parceiros https://www.adesteplus.eu/ e para consultar a Metodologia ACED: https://aced.adesteplus.eu/